Colocar uma barra de progresso de leitura em posts do WordPress

Antes de falar sobre a ferramenta da barra de progresso de leitura no WordPress, quero primeiro lhe contar como percebi o seu efeito psicológico. E minha história começando falando de… livros.

Sempre fui apaixonado por ler. E com isso acumulei livros. Mas em meados de 2017, decidi que não queria mais livros físico, impressos, de papel, enfim. Passei por muitas mudanças de residência na minha vida e três coisas sempre tornavam o evento algo fisicamente doloroso: geladeira, máquina de lavar e os livros. Quanto mais livros tinha, pior era…

E entre maio e julho de 2017 dois eventos acabaram de vez com meu tesão por livros. Primeiro, depois de decidir que só possuiria no máximo 30 livros impressos e que o resto iria para doação e venda, a Estante Virtual e sebos de Fortaleza me mostraram como livro no Brasil só vale se for modismo ou raridade.

E depois a gota d’água: uma chuva de madrugada entrou pela janela e encharcou um livro que eu adorava. Depois disso, eu, que já flertava com o app Kindle da Amazon, entrei de cabeça. (Aliás, uma boa história que depois conto é do porquê ter escolhido a Amazon…)

Uma das coisas que sempre achei bacana no Kindle é o marcador de progresso do livro. Por meio de um percentual, você sabe se está mais no começo do livro, no meio ou se aproximando do final. Apaixonei-me por esse recurso lendo “Como Steve Jobs se tornou Steve Jobs”, pois com um livro você vê e sente que está perto de acabar um livro. Em um e-book, esse recurso ajuda quando você está “desesperado” para acabar, pois tem um prazo (no meu caso, tinha até domingo para terminar…)

E tendo essa experiência prévia com o Kindle, comecei a perceber em postagens do Google que eu estudava um detalhe que muito me agradava: uma barra de progresso de leitura. No começo nem me dava conta dela. Mas por vezes eu “sentia”, quando precisava “agilizar” a leitura por conta de tarefas a realizar, se a leitura iria demorar muito ou não. Até que comecei a reparar no movimento da barra e a função dela. E amei!

O artigo do Google que me fez colocar a barra de progresso de leitura em meus posts do WordPress foi Coragem: a marca da próxima geração de storytellers. Parte do Think with Google, esse artigo chegou até mim por meio de uma newsletter enviada para meu e-mail.

Para colocar essa barra de progresso de leitura no meu WordPress, fui (claro!) pesquisar no Google. E encontrei um artigo no WPBeginner (sempre com ótimos tutoriais!) que falava justamente sobre isso: How to Add a Reading Progress Bar in WordPress Posts. Acho que esse recurso não ganhou muito “buzz”, pois a última atualização foi em 2016. Inclusive o tutorial é baseado no plugin Worth The Read, que, na data em que escrevo (17/01/2019), não havia sido atualizado há 10 meses, compatível somente até o WP 4.9.9.

Mas felizmente o valioso repositório do WordPress sempre tem o que buscamos! Para ter essa funcionalidade, está disponível o plugin Reading Position Indicator, compatível com a última versão do WordPress.

Então, vou escrever um artigo sobre como configurar esse plugin e as questões psicológicas envolvidas com o seu uso.